Mensagens

0 Rh+

Até que enfim que alguém escreve, no texto abaixo, sobre esta praga de pedidos de sangue que andam a poluir as caixas de correio de toda a gente: E creio que sem qualquer resultado. Incrivelmente só pedem sangue que muito pouca gente tem.
De 6 em 6 meses, mais ou menos, dou um pouco do meu sangue, e espero que a alguém lhe seja útil.
Um 0 Rh+, com meio litro sempre à vossa disposição.
ajp

Pedidos de Sangue

Têm-me chegado à caixa de correio vários pedidos de dádiva de sangue.

Essa é talvez das maiores dádivas que podemos fazer em prol dos que dele venham a necessitar nas mais variadas situações da vida ou no limiar da morte. É essa a razão que me leva a ser dadora há alguns anos, embora nem sempre seja muito fácil os técnicos encontrarem as minhas veias. No entanto, apesar de por vezes ser uma verdadeira odisseia, ainda não desisti, movida pela convicção de que alguém, no anonimato dos hospitais, poderá um dia vir a usufruir daqueles poucos centímetros cúbicos de vida em estado líquido.

Por outro lado, o anonimato tanto do dador como do receptor é algo que me atrai e convida a partilhar com os demais um pouco de saúde e vida, certa de não conhecer o rosto nem ser por isso alvo de agradecimentos, dado que considero tal gesto tão natural quanto gratuito.
Eis, pois, algumas razões pelas quais não só continuo a insistir em dar sangue sempre que a minha compleição física e estado de saúde o …

Manuais Escolares

Findo um ano lectivo, a preparação do seguinte é imediata.
Nesse sentido, entre as demais actividades não lectivas, uma delas é a afixação nas escolas das listas de manuais adoptados para cada disciplina e nível de escolaridade no ano lectivo seguinte, por forma a serem consultadas com a devida antecedência por alunos e respectivos encarregados de educação.
Por outras palavras, não é necessário esperar pela "rentrée" para tomar conhecimento dos livros a adquirir, sobrecarregando nessa as livrarias e/ou papelarias ou recorrendo a amigos e conhecidos, possíveis detentores desses manuais em excesso e desejosos de esvaziar as suas prateleiras com aqueles exemplares que, apesar de nunca terem sido abertos nem folheados, não se afiguram úteis naquele ano ou por anos consecutivos ao trabalho em mãos. Este é o caso de muitos professores que vão acumulando manuais e manuais, na esperança de que lhes venham a ser úteis algum dia ou que lhes sejam eventualmente solicitados por quem de…

Ainda os Filhos

Em resposta ao blog sobre os filhos, fala um dos herdeiros do autor deste blog.
Isto de ser filho é sinónimo de super-héroi, senão vejamos, temos muitos poderes, mas estes são condicionados por um espécie de "kriptonite" designada de pais; conseguimos fazer mais de 5 coisas ao mesmo tempo : jogar computador, ouvir música, ver televisão, falar ao telemóvel e ainda ter um livro aberto (e só aberto) de um cadeira qq; se o telefone fosse o "bat-sinal" estavamos a ser constantemente chamados; vamos a sítios à noite que segundo os pais é pior do que enfrentar o Mike Tyson no ringue: Kremlin, Bairro Alto, qq estrada em Portugal, etc. Em suma somos os maiores. Um geração não tão rasca como se supõe, mas sem dúvida aquela que vai ser responsável pelas vossas reformas quando estiveram na fase de "cota" mesmo. Divirtam-se.
Boita Júnior

Redescobrir o Teatro

Domingo, dia 6, fui ver o "Copenhaga". A minha filha mais velha "engatou-me" porque morria por ir ver a peça. É fantástico redescobrir o Teatro (já lá não ia há uns anitos). A descoberta científica também é feita pelos humores, manias, virtudes e defeitos dos cientistas. Os dramas pessoais que enfrentam, as opções que são forçados a tomar, os preconceitos de quem está de fora. Ou de quem é vencedor da guerra, como no caso do Heisenberg, que chefiou o programa nuclear alemão durante a II Guerra Mundial, tomou opções científicas (pelos vistos por limitação da própria física alemã da época, expurgada dos melhores génios, que eram judeus) que impediram a bomba atómica no III Reich. Os americanos, vencedores, e todos os físicos que participaram activa e eficazmente no programa Manhattan (incluindo o seu ex-amigo de longa data Niels Bohr, que contribuiu com o valor da massa crítica para a reacção em cadeia), o desprezaram. E afinal apenas porque estava do lado errado na …

Ainda sobre Fátima

Recebi de um amigo este comentário sobre o novo Município de Fátima:

Fátima, na época das aparições, era no "cu de Judas". Mesmo assim deu no que deu (e há 50, 60 anos, dia 13 em Fátima era dia de carrinhos de feira e carrossel!!! ). A qualidade urbanística é do piorio. Aliás, as instituições religiosas durante grande parte do sec. XX foram responsáveis por grandes pirosices arquitectónicas, e isso nota-se nos edifícios das congregações religiosas e na própria qualidade (má) da arquitectura da Basílica.
Também os acessos são mausitos (eram, porque a auto-estrada Lisboa-Porto foi obrigada a passar lá à porta, dando cabo de ecossistemas na Serra de Aire). A este respeito, porque nunca se fez um ramal de comboio para lá (a estação dita de Fátima fica num sítio impossível) ? Era de certeza rentável e teria limitado a pressão rodoviária. E a construção para habitação? Há blocos de apartamentos que até há 3-4 anos tinham os esgotos a drenar directamente para algares!! Para não fa…

Os filhos

Os filhos, qualquer que seja a sua idade, são o que aconchega o espírito aos pais. Estes passam o tempo a procurar o melhor para os filhos, a tentar, que eles tenham a melhor educação possível. Que, apesar de terem a sua própria identidade, sendo eles próprios, e seguindo as suas próprias pisadas, possam também reflectir aquilo que os pais fizeram por eles. É isto que tenho encontrado à minha volta, e em muitos dos meus amigos.
Recentemente tive oportunidade de festejar isto mesmo e isso dá para encarar um pramelhor futuro.
ajp