Mensagens

TSF só em 4 minutos

Como é que é possível ter a TSF a dar notícias em apenas 4 minutos?
Com esse limite pouco mais dá do que para ouvir os flashes da agência Lusa.
Será que já não vamos ter antes das oito da manhã, um ministro a ser acordado para nos dar a sua reacção a uma qualquer notícia?
Esta mania de reduzir o tempo para a informação, e que era a grande diferença da TSF, o mais certo é levar-nos, a mais uma rádio de playlists sem nada que a diferencie de outras que por aí andam no éter.
ajp

UMTS

Os jornais escrevem hoje que há um novo pedido dos operadores para mais uma vez se dilatar o prazo para o arranque da terceira geração de telemóveis, o UMTS.
Isto já parece a equipa do Benfica, no próximo ano é que é. Já lá vai o tempo em que esta conversa era apenas dos sportinguistas.
Ao fim deste tempo de promessas, que se não podem cumprir, não seria melhor acabar com este adiar de algo que, o mais certo, é que nunca virá a existir?
Lembram-se do anúncio que passou pela TV dando conta dos milhares de coisas que poderíamos fazer na vida com a 3ª geração de telemóveis?
Ver os golos do Figo, as notas de acesso à Universidade, todos os restaurantes que têm bacalhau na ementa, os livros ainda não lidos pelo Pacheco Pereira , as previsões da Maya para a Liga de Futebol de 2010, etc.
Será que queremos ter tudo isso disponível num pequeníssimo aparelho, que agora quase que se perde no forro do casaco se houver um bolso descosido?
É que se tudo nos vier ter à mão, o que faremos com tanto …

Desfasamento em relação ao Meridiano da Vida

Por vezes chegam-nos certas definições, que por serem mais ou menos elaboradas até se podem confundir com qualquer tipo de frases feitas.
Esta do Desfasamento em relação ao Meridiano da Vida, vem a propósito de uma conversa que tive com amigos meus, ao partilharmos as conversas que vamos tendo com os nossos os filhos. Especialmente na fase em que estes ao quererem tanto procurar aquilo que mais lhes interessa na vida, se esquecem com facilidade de que, mesmo para poderem atingir objectivos, prosseguir os seus ideais, é quase sempre necessário ter os pés bem assentes na Terra.
É certo que já todos ouvimos falar de quem, mesmo sem os ter bem assentes, vivendo permanentemente com a cabeça no ar, consegue atingir níveis invejáveis.
Mas partindo do facto de que a nossa vida é sempre guiada pelas heranças culturais que nos deixaram os nossos antepassados, pelo país onde nascemos e vivemos, pela religião que nos forma e influencia, é por vezes muito difícil compatibilizar esta situação, com…

S. Tomé

E a indefinição continua.
Discute-se, discute-se, talvez a repartição das futuras riquezas. A maldição do petróleo em África, continuará a tornar ainda mais pobre os países que aí depositam a esperança de um futuro promissor. Mas a experiência conhecida de outros países com a mesma maldição como Angola ou a Nigéria não auguram nada de bom a quem se prepara para se juntar à OPEP. E o exemplo recente do que foi a experiência de produtor de petróleo para os iraquianos só vem dar razão à ideia de que os países que fazem depender o seu futuro daquilo que se tira do fundo da terra ou do mar e que aí não chegou através de qualquer plantação, é como ter um mar cheio de peixes, a que por falta de iniciativa e de conhecimento não os conseguimos aproveitar para a alimentação.
E um país como S. Tomé e Princípe teria necessidade de ter um exército? Não lhe bastava uma polícia?
ajp

Assim

Este advérbio converteu-se na coqueluche do português. Não há quem o não utilize a propósito e a despropósito de tudo. Parece que já se encontra na língua portuguesa desde 1192, mas creio que nunca como agora, tem tido uma utilização tão intensa.
“É assim…”
“porque é assim” ou abreviado “poqu’é assim”
“eu disse-lhe assim”
“Portanto, é assim…”
“O que eu queria dizer era assim”
“Acho que é assim…”
“O que é que se passou? É assim…”


Será, que por influência dos meios audiovisuais teremos de utilizar assim, para o início de tudo o que dizemos?
Esta muleta da linguagem, repetida até à exaustão, em qualquer discurso directo, faz lembrar a introdução na linguagem do português corrente, logo após o 25 de Abril 74 o “”. Nessa altura, era um bordão que acompanhava também quase todas as conversas.
Lembro-me ainda da utilização do “início” ou “fim de citação”, quando se pretendia deixar claro que o que tinha sido dito não era da nossa lavra mas sim uma citação de algo dito ou escrito por outra p…

Começou a Super Liga!

Não há dúvida, já começou a Super Liga!
Anda ainda o Sporting a comprar um bom jogador para lhe tomar conta da baliza, quando afinal a futebolada já começou, e já tem campeão anunciado.
Depois de, no ano passado, o José Mourinho ter anunciado em primeira-mão de que o FC do Porto seria campeão, não dando qualquer hipótese aos adversários, este ano as previsões para esta Super Liga estão dependentes do pagamento das propinas de um colégio particular no Porto. É aqui que as coisas se vão decidir.
Antigamente dizia-se (claro que era uma cabala, talvez mesmo uma calúnia) que o grande mérito do FCP, e fundamentalmente do seu presidente, era a aquisição atempada de quem dirige os jogos e não o de obter grandes reforços para o relvado.
Esta época foi inaugurada uma nova forma de ganhar campeonatos, algumas semanas antes do seu início oficial.
Basta contratar a ex-mulher (ou a futura ex-mulher) do chefe do adversário principal e assim, conhecendo na intimidade como se ganhou o penta, avançar…

A minha Praia

A praia onde estive este fim-de-semana é muito boa.
Quando o Sol aparece, e o vento fica em casa, e o mar, quase sempre frio, bate com força, é uma maravilha. É uma praia muito boa, que comecei a gostar desde os meus treze anos. O barulho do mar, das ondas fortes, nunca para.
Como o vento não veio, foi possível ler os jornais do fim-de-semana, sem perder algumas folhas pela praia.
Mas o mais importante foi ver, que na descriminação dos locais para onde irão de férias os nossos colunáveis, esta praia não consta. Ou seja, eu e os meus amigos e familiares temos a sorte de frequentar uma praia que é à prova das revistas cor-de-rosa, dos inquéritos idiotas de Verão. Querem que vos diga onde fica esta praia? É a Praia do Pisão (mas não digam nada a ninguém, 'tá bem?…)
ajp