Mensagens

Os 7 pecados sociais da nossa sociedade

A Igreja Portuguesa através dos seus bispos fez a identificação de 7 pecados sociais.
Trata-se de um texto muito interessante e denso, que merece análise e comentários.

Eis a parte do texto, da Carta Pastoral, onde se resumem estes pecados:


Ao olharmos o nosso país, com os problemas que o atravessam, na perspectiva da edificação de uma sociedade solidária, identificamos algumas atitudes e linhas de comportamento, a que podemos chamar “pecados sociais” e que exigem uma conversão à solidariedade responsável na construção do bem comum:

1) os egoísmos individualistas, pessoais e grupais, sem perspectiva do bem comum mais global;

2) o consumismo, fruto de um modelo de desenvolvimento, fomentado pelos próprios mecanismos da economia, que gera clivagens entre ricos e pobres e gera insensibilidade a valores espirituais;

3) a corrupção, verdadeira estrutura de pecado social, que se exprime em formas perversas, violadoras da dignidade humana e da consciência moral pelo bem comum;

4) a desarmon…

Porque é que os weblogs não são uma moda

Do encontro de Weblogs em Braga chega-nos este texto-resumo da intervenção de José Luis Orihuela
Porque é que os weblogs não são uma moda
e como poderemos dar-lhes novo impulso


1. Blogging, Self Media, Nanopublishing ou Thin Media são novas designações para a estratégia dos utilizadores que decidem tornar-se ainda mais activos e iniciar actividades mediáticas de low profile.

2. Blogs de nicho blogs especializados constituem o desenvolvimento natural do colunismo dos media tradicionais, com a vantagem da liberdade face às agendas de outrém, no que diz respeito a temas e frequência.

3. Quando às mesmas pessoas se pede que tenham capacidades nas áreas da apresentação e do conteúdo então: templates de sucesso / blogs com excelente apresentação mas sem conteúdo / conteúdo sólido mas apresentação pobre / algumas pérolas de conteúdo e grafismo que se tornarão, mais tarde ou mais cedo, em blogs de culto.

4. O que perdemos na passagem da periodicidade para o tempo real foi o espaço de reflexão.…

Encontro de Weblogs - Braga

Caros amigos dos Blogs em Braga,

Ainda em Julho chamei a atenção à organização, para o facto de que este fenómeno dos blogs, tratando-se de uma actividade não profissional para a maioria dos seus produtores, não me parecer bem que este Encontro decorresse durante a semana, dado que assim só poderão participar os profissionais desta arte.
Não é bonito que logo numa primeira iniciativa desta natureza se incentive a saída de cada um dos seus locais de trabalho, para assim participar neste Encontro.
A não ser que cada um possa invocar junto da sua entidade patronal a ida em trabalho bloguístico, para justificar a falta.
Daí que tivesse sugerido que se passasse esta actividade para o fim de semana.
De qualquer forma, manifesto ao Manuel Pinto e à restante organização, o desejo de muitas e boas reflexões que ajudem a tornar pramelhor este fenómeno.

António J Paulino
Pramelhor

Os 21 segundos da nossa imaginação

Imagem
Anda tudo a mudar por aí, na comunicação social.
Agora foi a Antena 1 a mudar o seu inconfundível sinal horário. Era bem demorado. 21 segundos. Com os primeiros “pis” de 5 em cinco segundos, aos 21”, 16”, 11” e 6”, e o “pi” mais curto à hora certa. E creio que esta hora, é mesmo certa.
Não tem nada a ver com o que se passa com outras rádios, até mesmo a TSF, que se interessam mais com a colocação da publicidade antes ou depois dos noticiários, sem se preocuparem a exactidão da hora que nos rege. Longe vai o tempo, em que este sinal horário da antiga Emissora Nacional, rivalizava com o sincopado sinal do antigo Rádio Clube Português (que até servia de padrão, por exemplo para alguns ralies de automóveis),
É certo que mais segundo menos segundo, para o comum dos mortais, não terá muito significado.
No entanto, andar com o relógio acertado, mesmo ao segundo, é um preciosismo que ajuda à pontualidade, que é, como todos sabemos, algo que muita falta faz aos portugueses.

Mas o jornalista A…

NECROLOGIA.NET

É assim que agora se pode noticiar a morte no Público.
Trata-se de um directório da Necrologia Nacional
Onde se começa assim:
A morte faz parte do acto de viver.
Nalgum momento da vida confrontamo-nos com o falecimento de alguém próximo.
Este é o espaço de referência para homenagear e preservar a memória de quem já partiu.

Mas não se fica por aí, porque pretende ajudar as pessoas a resolverem bem e atempadamente os problemas que resultam para os vivos, da morte de alguém.
Assim são indicados os passos a dar:
1º Contactar uma Agência Funerária
2º Participar o óbito às Finanças e fazer Relação de Bens
3º Participação à Segurança Social
4º Participação às Entidades Bancárias e Seguradoras
5º Habilitação de Herdeiros e Registo dos Bens
Conselhos vários.

Não há nada haver quem nos proporciona uma vida e uma morte pramelhor.

Vamos desde já activar o paraiso.aqui, também o inferno.nunca, já que recentemente a Igreja desactivou, por falta de credibilidade, o purgatório.esquece.
ajp

RAVE

A Rede Ferroviária de Alta Velocidade mudou de sede.
Deixaram um sítio tão simples, e aparentemente normal, no Campo Grande, 378, Lote 2, 4º andar , 1700-097 LISBOA, para, depois de bem publicitado nos jornais, passarem para um sítio bem moderno, no Parque das Nações
Tão moderno, tão moderno, que ficaram instalados na Avenida D. João II (até aqui tudo normal), mas agora reparem na especificidade:
é no Lote 1.07.2.1, Piso 1, ala A e B, 1990-096 Lisboa.
Uma coisa muito mais precisa - Lote 1.07.2.1, Piso 1, ala A e B,
Com estas modernices já ninguém muda para um simples nº 13 - 8º Direito.
Coitados dos carteiros para andarem à procura da caixa este lote.
Sabe-se lá o que um engano, por exemplo para o Lote 1.07.2.5 poderá levar?

Esperemos que com esta nova morada, tão exacta na sua localização, a que só faltarão, talvez as coordenadas geográficas, os comboios entre Lisboa e Porto demorem, em breve, as tão prometidas 2 horas.
E assim acontece neste Portugal.
ajp

Newgrange

Imagem
tozé

Cerca de 5200 anos antes de nós, povos que viviam na agora Irlanda, em Newgrange, construíram monumentos grandiosos de arquitectura e engenharia complicadas, que permaneceram até aos nossos dias, sem terem passado pelas inspecções do IEP.
A entrada estreita desta gruta é iluminada pelo Sol no solstício de Inverno, durante apenas 17 minutos.
Mistérios insondáveis da criatividade humana, ligando o Sol à Vida e à Morte do Homem.
Uma outra forma de conviver com a natureza, que temos perdido nos dias de hoje.
ajp