Mensagens

Romances de faca e alguidar

Do "Romances de faca e alguidar" veio este comentário:
é incrivel como as pessoas continuam a assumir um contracto de exclusividade a longo prazo...sem pensarem na liberdade que perdem...será que é para melhor? E dpois chamam a isso amor...eu chamo a isso cega insanidade.

Terá o sonho desaparecido?
Perder a liberdade, porquê? Porque eles se casaram? Por juraram por toda a vida?
ajp

Casório

Ontem foi dia de casório.
Familiares e amigos que decidem casar. Conheceram-se nos Açores e por lá vão ficar.
Jovens, já maduros, que continuam a arriscar num compromisso familiar, perante os familiares e amigos e perante Deus, que o seu amor será eterno.
Foi uma festa muito boa, num local muito agradável.
Boda molhada, diz-se é uma boda abençoada.
Numa época em que o que é notícia é o corropio de casamentos e divórcios dos colunávies, é bom presenciarmos outras formas de compromisso.
Que eles sejam felizes, e que os que ontem lá estavam, possam acompanhar a sua felicidade.
ajp

Jornalistas desportivos

Numa entrevista no fim do jogo desastrado do Benfica, com uma pequena e modesta equipa belga, diz o jornalista ao treinador Camacho:
- foi um óptimo resultado para o Benfica, pois empatar e marcar fora é sempre bom nestas competições...

Com mentalidades ganhadoras deste tipo, não vamos longe.
Este é tipo de jornalismo conformista que nada tem de diferente daquele que, logo que se prepara uma qualquer competição onde existam medalhas para distribuir, começam logo a pedir aos nossos atletas a sua contabilidade medalhística.
ajp

CRÓNICAS DE ANGOLA I

Uma amiga minha, a Rosarinho, voltou a Angola, para aí trabalhar no âmbito de uma ONG (Organização não-Governamental).
Mas quando se regressa, a um país como Angola, há sempre coisas novas a descobrir.
Foi isso que ela me transmitiu e e que a seguir se publica. Cá ficamos à espera de outras crónicas.


Retrato: Criança de-balde

A menina parece ter uns cinco anos. Linda. Muito magra.
Vai a subir, pelo passeio explodido por raízes de árvores e inundado de pessoas. Arrasta a custo um balde grande cheio aparentemente de papeis higiénicos e quejandos, usados.
Um balde que veio com certeza de uma qualquer “casa de banho de senhoras”.
O que raio faz uma catraia tão pequena com uma merda de um balde destes?
Quando chego à interrogação é tarde: há bastante gente nos dois sentidos, a
subida em que ela se esforça e a descida em que vou embalada (mais parecemos
filas opostas de carros); e palpita-me que o espalhafato de uma branca a correr feita tonta atrás dela pode não ser exactamente o que faz f…

O inglês nos blogs

Reparo ao passar por alguns blogs escritos e comentados em português, mas que utilizam a torto e a direito, frases inteiras, descrição de conceitos, e muito mais, em inglês, sem qualquer explicitação de estão a usar uma outra língua.
Já para não falar nesta mania dos EARLY MORNING BLOGS
Será que o português não terá palavras suficientes para explicar bem os assuntos?
Ou alguns estarão a tornar-se nuns Davides Fonsecas da blogosfera portuguesa?

Hoje à saída do Metro encontrei um amigo, que já não via desde a sua festa de despedida da empresa. Terá talvez 66 anos ou mais. Disse-me que ia agora aprender inglês....
Fiquei na dúvida se seria para começar a ler alguns blogs.
ajp

Regresso ao passado na Netcabo

O anúncio que passa agora nas televisões de promoção da Netcabo, é um regresso ao antigamente das nossas escolas primárias, pelo menos para os da minha geração, que eram obrigados a papaguear as serras, os rios e afluentes das margens direita e esquerda, as linhas de caminhos de ferro, etc.
Em 2003, mostrar as crianças a cantarem as coordenadas geográficas dos cabos portugueses, apenas para chegarem à Netcabo, não lembraria ao antigamente.
Anda a faltar imaginação aos nossos publicitários.

ajp

Ainda o piii da Antena 1

Transmite-me o Carlos Vaz Marques a cada um o seu pipi, claro. Não se trata de poupar quinze ou vinte segundos, trata-se da desadequação entre o meu ritmo e o ritmo da rádio. Se quero silêncio desligo a rádio. Se quero pausa, outro tempo, outro fôlego tenho (ainda?) a Antena 2 ou, em Lisboa, a Luna. Não me parece é que o sinal horário da Antena 1 seja património nacional e intocável. Mas também não me choca que haja quem faça dele uma causa. Limito-me a dizer, porque fui interpelado, que não é a minha causa."

Mas verifiquei com agrado, que a Comissão de Trabalhadores da RDP, fez deste assunto também a sua batalha, considerando o anterior sinal horário da Antena 1 como Património da estação. Não será talvez Património Nacional, mas é algo que não deveria ser deitado fora.
ajp