Mensagens

Miguel de Vasconcelos

No fim de semana ao ler os diversos comentários à recente cimeira ibérica, verifiquei que se vai chegando à conclusão, de que não passamos de um país lateral que para tudo precisa de passar por Madrid.
É nos comboios de alta velocidade [TGV], é no mercado ibérico de electricidade [MIBEL], é nas pescas, é em tudo o que nos pode levar a uma maior dependência de Espanha.
Miguel de Vasconcelos foi atirado da janela abaixo aquando da restauração da independência de Portugal, no 1º de Dezembro de 1640, acusado de traição por estar feito com os castelhanos.
Após 60 anos de subjugação, assim se cimentou na época, a ideia de que de Castela, nem bom vento nem bom casamento.
Mas estes recentes acontecimentos e a cada vez maior dependência do poder económico espanhol, irá certamente levar a uma inversão destes valores.
Será que o Miguel de Vasconcelos será brevemente reabilitado? Porque ele de facto teria tido a visão estratégica, mas muito adiantado para o seu tempo, de que o nosso futuro pass…

A GNR e o IRAQUE

Os militares da GNR chegaram ao Iraque.
Trata-se de uma operação de risco que resulta fundamentalmente do seguidismo do nosso governo em relação às opções estratégicas dos EUA. Tal como nas guerras antigas, vamos à procura do nosso saque.
Não era preciso.
Não creio que tivéssemos necessidade disso.
Ao participarmos em missões militares, mesmo sob a forma de manutenção de paz, num país ocupado por tropas estrangeiras, que derrubado mas não eliminado Saddam Hussein, parece que estão apenas à espera do saque do petróleo e da reconstrução, estamos a embarcar numa missão sem sentido.
O recente atentado contra as tropas italianas veio infelizmente mostrar irracionalidade de tudo isto. Os norte americanos com os prazos apertados para o calendário eleitoral de George W. Bush, incapazes de fazer a libertação e democratização de um povo, têm pressa em passar a batata quente para os aliados.
E agora, se houver grande crise, com um mesmo tipo de atentado que recentemente atingiu a tropa italian…

O meu carro foi roubado (2)

O meu carro já apareceu. Foi em Cascais.
Parece que serviu para uns assaltos. Foi abandonado, mas apesar de tudo só levaram o painel do rádio.
Afinal até foram uns bons rapazes.
Há carros, que mesmo muito velhos, têm um valor inestimável.
Foi bom reaver este amigo.
ajp

O meu carro foi roubado (1)

O meu carro foi roubado.
Foi preciso fazer a participação na Polícia.
Na esquadra de Santa Marta, num gabinete sem condições, agarrado a um pc portátil o senhor agente escreveu a participação, que assinei no final.
Até aqui tudo bem. Quero dizer, com aquelas condições de trabalho seria difícil fazer melhor.
Mas o engraçado foi ver, como são solícitos os agentes da autoridade, ao tentar averiguar se a viatura teria sido rebocada para algum dos parques da PSP. E foi vê-los a telefonar para cada um dos parques para saber da minha viatura. Ao fim de cerca de meia dúzia de telefonemas, incluindo a EMEL, concluiu-se que ele não estava em lado nenhum.
Mas afinal para que serve a informática na PSP se não existe um sistema central de informação sobre os carros armazenados nos parques?
ajp

Incêndios

Este Verão ficou tristemente célebre com os incêndios que queimaram grande parte do território, deixando um rasto de desespero nas pessoas e instituições mais afectadss. E como temos visto, ainda a procissão vai no adro. Passaremos o Outono e o Inverno nessas discussões, com mais ou menos formação de bombeiros e entretanto alguns (ir)responsáveis foram ou serão demitidos e se calhar no próximo Verão voltaremos ao início desta história.
Mas não haja dúvida que estes tristes acontecimentos deixaram marcas em toda a população.
Vejam o que eu encontrei na montra de um restaurante da Av. Duque de Loulé:
Precisa-se de Ajudante de Cozinheira
com prática de Fogo


Será para melhor atacar os incêndios na cozinha ou para dar uma ajuda aos bombeiros da zona?
ajp

Prazo de validade

Os medicamentos têm quase sempre um prazo de validade. Suponho que é para que não prejudiquem o organismo. Não vá o Diabo tecê-las e aquilo que era suposto curar pode tornar-se perigoso.
Nas empresas também existem processos semelhantes.
Às vezes existem trabalhadores a quem é comunicado o fim do seu prazo de validade. Alguns barafustam. No meu tempo nada disto acontecia! Não é assim que se tratam os assuntos. Os mais novos não têm calo e sabem muito pouco. O que vai ser da empresa sem os conhecimentos dos mais experientes.
Tudo isto são insinuações de quem já pouco tem para dar à empresa.
Os tempos são outros e a vida não para.

Encontrei na rua um antigo colega. Recém pré-reformado.
- Então o que fazes?
- Ando a viajar. Vim agora de Espanha. Ando por lá a descobrir a arte, a pintura, os monumentos, as paisagens.

Modos novos de encarar a vida, para quem tiver a oportunidade de gozar a vida desse modo.
ajp

Cor de Rosa (2)

Ainda a propósito das revista cor de rosa portuguesas. O melhor é começarem a fazer um suplemento com origem nas prisões portuguesas. É que com tantos jet 7 na prisão ou à volta delas, bem que podíamos ter umas Caras Prisões, Flash Prisão, TV 7 grades,...
ajp