Mensagens

Água potável

Fui ao Porto, de carro, pela A1.
Parei para descansar, como mandam as regras e o corpo exige. Foi num dos dois parques para repouso, sem contar com as áreas de serviço.
Os santários estavam ao abandono, e são de uma configuração que já não se usa.
E água?
Dois grandes avisos indicam-nos que água não é potável. Dá apenas para lavagens.
Aqui está a Brisa a obrigar os condutores a irem comprar água às áreas de serviço, aos preços exorbitantes a que já nos habituaram. Não deveria ser assim.
Como estamos longe da Europa.
ajp

Os casos da justiça

Este ano tem sido muito fértil em casos da nossa justiça.
Durante todo o ano, o caso da pedofilia na Casa Pia.
Agora em Dezembro voltou-se mais uma vez ao caso Camarate, 23 anos depois do acidente ou atentado que vitimou vários políticos entre os quais Francisco Sá Carneiro.
Será que as minhas amigas do Pepe'R'us, que ainda não tinham nascido em 1980, saberão o que foi este caso?
Voltou agora também o caso Costa Freire, que começou à 17 anos. E o mais absurdo é que não vai valer a pena, porque em breve vai ficar prescrito.
Fico confuso com tanta justiça e com tanta lentidão.
O que é que terei de deixar escrito para os meus netos, para que eles percebam, talvez daqui a 23 anos, do que é que se tratava o caso da pedofilia na Casa Pia?
Não é de achar ridículo, aquelas entrevistas que se fazem nestas alturas, em que muitas pessoas, e algumas com grandes responsabilidades, dizem sempre com um ar ingénuo, que confiam na justiça portuguesa....
ajp

A melhor aluna

Um destes dias veio publicado que a nossa melhor aluna do ensino secundário, que estuda em Coimbra, apesar de ter 20 não quer ir para Medicina, mas está a estudar jornalismo.
Que país este, que realidade é esta do nosso ensino, que pretende formar os futuros médicos apenas a partir de génios, e as restantes profissões apenas para jovens apenas medianos?
E é com estas e outras situações que se vêm repetindo ao longo dos anos que levam a que faltem médicos nas urgências de pediatria em Lisboa, e em muitos centros de saúde do país.
Onde anda a Ordem dos Médicos? O Ministério da Saúde e da Educação?
Quanto tempo vamos esperar para que esta situação se resolva?
ajp

Anúncios engraçados

Passa agora na rádio um anúncio do Banco Espírito Santo (BES), bastante engraçado, sobre uma oferta de Natal de um jovem marido à sua também jovem esposa (ou serão namorados?), em que ela fica muito agradada com a originalidade da prenda. Trata-se da neve. A queda de neve, que ele lhe disse ter sido uma oferta especial dele. E ela, ingénua (?), acreditou. Depois publicita-se o banco, e no final, para terminar a graça, ela diz com ar zangado que afinal estava a cair neve na varanda da vizinha...
É esta mania dos anúncios engraçados para cativar melhor o ouvinte.
Mas o mais dramático, é que com este tipo de mensagens publicitárias, o que se pretende também passar, é esta forma de inferiorizar a mulher que, quase sempre ingénua, acredita em tudo quanto o marido (ou namorado) lhe diz para a convencer do seu amor...
Não será possível passar outras mensagens que dignifiquem as pessoas, homem ou mulher?
ajp

Subsídio de Desemprego

Ontem, com alguma displicência, o ministro Bagão Félix, achou quase normal, e sem importância, que o pagamento do Subsídio de Desemprego estivesse atrasado 3 dias.
Quando o desemprego em Portugal atinge valores nunca vistos, é de muito mau gosto um governante tentar menorizar o impacto de tal atraso.
Primeiro pelo facto de qualquer que seja o valor em causa, não desculpa as obrigações do Estado. Depois, porque para os que recebem valores baixos, esses são os únicos com que podem contar, e as contas a pagamento não podem esperar. É que se tiverem de pagar alguma taxa ou imposto ao Estado, este não vai aceitar atrasos.
Assim é difícil viver pramelhor.
ajp

Autoeuropa

Um posto de trabalho, um local para o desempenhar, um salário certo e duradouro, são atributos cada vez mais procurados. Parece que foi isto que os que trabalham na Autoeuropa quiseram preservar, contra a hipótese de um terço de despedimentos. Quem tem um emprego não o quer largar. E se a solidariedade entre todos, puder manter o maior número de empregos, então tanto melhor.
Talvez este seja um exemplo a seguir por mais empresas e trabalhadores, acautelando assim o futuro, que cada vez parece mais incerto.
ajp

À vela

Os espanhois através da cidade de Valência, vão ter barcos à vela até 2007. E assim talvez fiquem mais ricos. Pelo menos era isso também nos era prometido para a zona da Docapesca. Nessa altura, segundo creio, estaremos completamente integrados na grande nação ibérica, pelo que, tal acontecimento e tal riqueza deverão contribuir para o nosso PIB comum.
Por isso temos de estar contentes. Olha se tivessem ganho os italianos ou os franceses?
ajp