Mensagens

Presidenciais

Muitos estarão de acordo de que os poderes do Presidente da República são muito limitados. Que apesar das diferenças entre eles, os Presidentes que tivemos após a consolidação da democracia, limitaram-se a servir de contrapoder em relação aos demais poderes instituídos.
Este aspecto foi particularmente explorado por Mário Soares, que no seu segundo mandato interpretou o descontentamento da população em relação a uma forma autoritária de fazer política do então governo de Cavaco Silva.
Agora, ainda estamos a dois anos das próximas eleições presidenciais, mas os candidatos (e os aspirantes a candidatos) são já mais que muitos. E as sondagens que se vão fazendo encarregam-se de propor mais hipóteses.
Faz-me lembrar o atletismo nas partidas para as finais das corridas de 100 metros, nos grandes campeonatos.
Quase sempre existem falsas partidas. Às vezes só por que um dos corredores de mexeu antes de soar o tiro.
Mas aqui, todos os candidatos à final tiveram de dar provas de que eram os …

Diálogo no Metro

Diálogo no Metro, entre duas estudantes:

Gostas de filosofia?
- Eu gosto bué. O que eu não gosto é do stor.
- Deves estar doida. Não há ninguém que goste de filosofia...
- É assim, se o stor for bom tanto melhor. Mas a filosofia até se tem a nota que se quer. Até tem ideias fixes.
- Com’ é qu'é possível?
- É assim, basta escrever, e muito. Claro que têm de ser cenas com sentido, ...
- Não conhecia ninguém que gostasse de filosofia.

Ken # Barbie

Os fabricantes de bonecos adaptam-se à realidade.
A Barbie abandonou ou foi abandonada pelo Ken.
Esta foi a fórmula mágica que foi arranjada para introduzir novas bonecas no sistema da criançada.
O Ken já foi visto numa praia da Califórnia com uma nova namorada (que em breve deverá aparecer na TV para renovar o stock de bonecas).
À pergunta feita, por uma TV, a uma miúda sobre a responsabilidade nesta separação, respondeu que seria da Barbie. Porquê? - mulheres...
O universo virtual da brincadeira das crianças vai assim adaptando-se. Longe vão os tempos das fadas que tudo resolviam com a varinha mágica, ou dos Super Homem, que atacavam e nos preveniam das desgraças.
[onde estaria o Super Homem no 11 de Setembro?]Os bonecos estão assim a reduzir-se às fragilidades da realidade humana. Já não têm a magia suficiente para condicionar o nosso futuro.
ajp

O desespero...

DOCENTES À BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS
Solicitam casamento rápido com Professores do Quadro
exclusivamente para prioridade em concurso.


Este é o conteúdo de um anúncio hoje publicado no Público.
Lê-se e não sei se será de acreditar.
Terá o desespero por um lugar estável no ensino português, chegado a este ponto.
De vez em quando lêem-se notícias sobre casamentos feitos à pressa para legalização de imigrantes, mas optar pela mesma forma de consolidação do compromisso do amor para obter um emprego estável, parece pouco adequado.
Como é que é possível amar e trabalhar assim?
ajp

Círculos governamentais

Ele há coincidências...
Não é que todos os governos passam os dois primeiros anos de governação a dizer que não conseguem fazer nada de bom devido à pesada herança do passado (ou seja do governo dos outros). Durante esse período ele é o corte nas despesas públicas, nos aumentos salariais, a crise, e todas as desgraças imagináveis...
Depois começam a aproximar-se as próximas eleições, e como que por magia o discurso muda: "devido aos sacrifícios passados e à boa governação, a vida vai melhorar".
Tenho quase a certeza de que com este governo não vamos fugir a este tipo de regras.
E em Junho próximo, no início das movimentações do futebol do Euro 2004, teremos aí as eleições europeias. E parece-me que a nossa vida política vai em breve mudar de rumo.
Com remodelações ou sem elas, com retenções na fonte não pagas a quem se deviam e outras eventuais habilidades, lá caminharemos rapidamente para a felicidade.
Gostava de me enganar, mas é a vida...
ajp

Marte

Com as arrumações que me têm absorvido todo o tempo disponível, nem tenho conseguido acompanhar as andanças dos robôts em Marte.
Lembro-me bem do que vivi no início do Verão de 1969, durante a madrugada a ver a preto e branco a chegada do Homem à Lua.
Creio que na altura isso foi encarado como uma fase nova da vida do Homem, que assim conseguia ultrapassar muitos dos obstáculos que se encontravam então nesta Terra, e talvez, quem sabe, seria a descoberta de uma nova forma de vida.
Passaram trinta e cinco anos. Dos problemas então existentes, alguns resolveram-se, outros agravaram-se, e inventaram-se outros.
Está visto que não é a descoberta do espaço que melhora a nossa vida. Mas sempre podemos ter esperança, de que do outro lado nos apareça um marciano, que nos ensine uma outra forma de vida. Talvez melhor que a nossa.
Sinceramente espero isso.
ajp

Arrumações

É por causa das arrumações que não me resta nenhum tempo para reflectir e escrever aqui.
Mas ainda não foram as arrumações em casa, sempre à espera de melhores dias.
Agora, como sabem, o problema é o de arrumar da melhor maneira possível, mais de 3000 referências diferentes de medicamentos e produtos conexos. O objectivo é para que, dentro em breve, os nossos vizinhos, que nos visitarem para aliviar as dores, não fiquem mais doentes por estarem muito tempo à espera que se encontrem os remédios que lhes fazem falta.
É certo que a minha mulher diz, que na maior parte das vezes, o que eles (os doentes) andam à procura, não é de remédios para o fisíco, mas para a alma. E com um pouco de conversa com quem tiver paciência para os ouvir, é meio caminho andado para a felicidade do dia a dia.
Estamos a trabalhar para isso.
ajp