Mensagens

Finalmente vão levá-lo para casa [b]

Este blog, tem sido muito interactivo, e aqui está este balanço da minha vida durante o último mês, feito por amigo:

Tenho um amigo, boa pessoa, que há uns meses começou com problemas de saúde. Tosse, pernas fracas, pouca força e a família farta de o aturar doente e a trabalhar cada vez menos, instituciolalizou-o ou pelo menos alojou-o num hospital – aquele que antigamente era dos tuberculosos – onde ele permanece já vai para um mês.
Entre a mulher e os filhos, passam por lá a vê-lo, embora houvesse quem tenha aproveitado para ir viajar e tudo.
Podem pensar que, assim, ao menos sempre ia descansar. Engano! O chefe não perdoou as faltas ao trabalho e mandou montar na própria enfermaria tudo o que é necessário para continuar a labutar, agora até sem fins-de-semana de descanso. Com isso ele até adquiriu algum estatuto. Tem a sua encherga no meio da camarata onde está sentado a trabalhar, apreciado por todos os outros colegas que como ele para lá estão, vítimas dos maus corações.

Mas finalmen…

A propósito de doenças [30]

Imagem
(dos jornais)

"O Franco, tal como o Hitler, soube-se agora, só tinham um testículo. Perderam o outro em batalhas anteriores à sua chegada ao poder"

Ou sejam, foram ditadores mas não tinham tomates.

O Pijama [29]

Aqui neste Hospital, tal como em qualquer outra empresa, existe uma hierarquia de fardas.

Os médicos de bata branca e sempre com aquele colar tradicional, o estetoscópio (1), e muitas canetas de diversas cores nos bolsos.
Não sei bem o que acontece se um médico for apanhado sem estetoscópio. Terá de ir a algum curso reciclagem?
De manhã aqui neste serviço os médico têm um corrupio de actividades. Falam com os doentes, se passaram bem a noite e pegando nos dossiês, analisam a evolução dos tratamentos, o registo das análises e das medidas de temperatura, pressão arterial e diurese, e fazem os reajustamentos da terapêutica.
E no final têm de dar as explicações aos doentes que querem saber do seu futuro, e este assunto às vezes não é nada fácil.

As futuras médicas (a Anatomia de Grey, que por aqui passa), já vestem da mesma forma que os médicos, mas são muito mais mulheres que homens. Depois de qualquer indicação do médico que as orienta, discutem em voz baixa nos corredores, para ver se apree…

Mais incentivos [28]

Outras mensagens recebidas por e-mail ou SMS:

[Viena, Áustria]
"Manda a bactéria pro caraças e põe-te porreiro pá".

[Lobito, Angola]
"Então pá, andas a imitar-me ?"

[Arroios, Lisboa]
"Tenho uma surpresa para ti mas não te posso dizer! até já."

[Beja]
"Com válvulas novas, ficas como um homem novo"

[Alvalade, Lisboa]
"Espero que pelo menos o programa de massagens seja ao teu gosto. Vai contando os detalhes … os que se puderes contar!!!"

[Paris, Lisboa]
"De facto parece-me muito perigoso tirar dentes ao coração e é natural que dê infecção. É quase tão bom como pôr um pace maker na boca para se mastigar com mais ritmo."
“O senhor teve foi azar na época em que foi internado. Se tivesse sido pelo Natal talvez até tivesse palhaços ao vivo e não só na televisão como descreveu”.
"E penteie-se. Um coração penteado tem um sopro muito mais bonito."
"Espero que vá pramelhor, até um dia destes e cumprimentos à sua senhora que lhe dá o xaro…

Boletim Clínico [27]

Imagem
Depois de uma nova ETE (Ecografia Trans-Esofágica), efectuada na 3ª f, 19.Maio, verificou-se a morte da bicharada. Assim na 6ª feira, 22.Maio.09 devo ter alta.
Vou até casa, passar o fim de semana, para retemperar forças e preparar a próxima época. Vou ver se apanho um bocadinho de Sol, porque depois destes dias de cativeiro, tenho a pele da cor do roupão da EDP.

Volto cá ao Hospital na 2ª feira para fazer um cateterismo(1).
E na próxima 4ª feira vou a uma consulta de cirurgia cardíaca no Hospital de Stª Cruz, para preparar a Operação do Coração.

Alexander Fleming (1881-1955)
Descobridor da Penicilina em 1929

Neste caso, o boletim clínico não acaba com os tradicionais: "mãe e filho encontram-se bem!" ou "prognóstico reservado".
Mas pode ter uma palavra de ordem: abaixo a bicharada e vivam os antibióticos !

(1) Cateterismo é um exame cardiológico invasivo feito para diagnosticar ou corrigir problemas cardiovasculares, como por exemplo, a visualização de um estreitamento, ge…

Incentivos e oportunidades de melhoria [26]

Algumas das sugestões e incentivos recebidos por e-mail, com indicação do local da sua proveniência:

[S. Miguel, Açores]
"Aproveita aí o hotel à borla, olha que férias dessas em tempo de crise, não são muito frequentes."

[Mindelo, Cabo Verde]
"Gostas de arranjares avarias com nomes técnicos complexos. Isso se calhar pode reparar-se com uma caixa de junção unipolar termo-rectráctil(a) e um bocado de tempo".
(a) jargão técnico só para entendidos em avarias em cabos eléctricos subterrâneos

[Rabat, Marrocos]
"Je prierai pour vous, que dieu fasse que vous alliez mieux et que votre coeur devienne plus fort et que votre vie future soit remplie de bonheur et de santé"

[S. Pedro do Estoril]
"Só mesmo tu estarias activamente do hospital a enviar acalmias aos amigos, explicações, guias de viagem nesta estação em que agora paraste. Sempre a subir, neste caso, graças a Deus! Que as maravilhas da vida em saúde te voltem a chegar em breve, e rezando por ti, cheios de o…

A maré do meu amor ergueu-se tão alto [25]

Imagem
Alguns amigos têm colocado comentários no blog com incentivos e propostas de melhoria. Outros enviam-me por e-mail.
Vou aqui partilhar algumas dessas contribuições:
De um amigo que esteve recentemente no Irão:

Escreve mil segredos luminosos nos muros da existência
para que até um cego se possa aperceber da nossa presença
e juntar-se ao que nos alegra.
.......
A maré do meu amor ergueu-se tão alto
que me perdi em ti.
Fecha os teus olhos por um instante
e talvez todos os teu medos e fantasias se calem de vez.
Se isso acontecer Deus será uma criança nos teus braços
e terás que amamentar toda a Criação

Hafiz
Poeta que viveu em Shiraz, Irão (1320-1389)

Marrocos, 2003 [TGP]