Mensagens

O Cateterismo e o sorriso EDP [33]

Imagem
Trabalhar na EDP tem normalmente implicações no relacionamento com as outras pessoas, tal como já referi num outro texto "O Roupão da EDP".
Também me aconteceu durante o Cateterismo. Na troca de impressões inicial com o médico, durante a preparação do corpo para a entrada do cateter, lá chegamos à EDP.
Eu que estava ali para ver o estado das minhas canalizações na chegada do sangue ao coração, e sendo um doente com tensão alta, tive logo a oportunidade de saber de um problema de tensão baixa.
A diferença é que a minha é a tensão arterial e a dele era a tensão eléctrica.
Acabou por ser um diálogo interessante, e com muitos sorrisos, porque é a falar dos nossos problemas comuns que mais fácil nos entendemos e assim já tenho um caderno de encargos para tentar resolver depois do regresso ao trabalho.
Ah, o Cateterismo...
Quando era pequeno a minha mãe (Gracinda) obrigava-me a esfregar bem as orelhas por dentro e por fora para não haver lá sujidade suficiente para se plantarem lá couve…

Boletim Clínico (actualização) [32]

Ao fim de 31 dias de cativeiro no Hospital Pulido Valente, os bichinhos estão mortos [acabou-se a Endocardite], a canalização estava desentupida [cateterismo] e agora vou para a recauchutagem.

Mas como a insuficiência aórtica sendo grave, mas não tanto para ter de passar à frente dos que estão na bicha. Assim deverei ser operado no início de Julho.09.
Assim, faço um intervalo para ir trabalhar a partir de 2ª feira, para que não se sinta a minha ausência nos resultados da EDP.

Urgências [31]

Imagem
Desta vez, e já a partir de casa, aqui vai uma pequena reflexão que as notícias de hoje me sugeriram.
Quando eu comecei a ter febre, há uns meses atrás, apareceu como grande preocupação a questão da eleição pelo Parlamento de um novo Provedor de Justiça, para substituir o, já farto de esperar, Nascimento Rodrigues.
Depois de umas semanas de discussão sobre quem tinha a culpa, e devido à urgência na resolução do assunto, lá se marcaram para hoje, talvez uns dois ou três meses depois a respectiva eleição, após a apresentação de 4 candidaturas, porque os partidos não se entenderam sobre as culpas, e portanto cada um apresentou o seu.
E hoje votaram, e claro cada um votou no seu candidato e portanto não ficou ninguém eleito. Mas como é urgente resolver o assunto, em vez de fazerem nova eleição entre os dois mais votados, meia hora depois, marcaram-se novas eleições para daqui a uma semana.

Imagino o que teria sido da minha vida, se no momento em que os médicos verificaram que era urgente res…

Finalmente vão levá-lo para casa [b]

Este blog, tem sido muito interactivo, e aqui está este balanço da minha vida durante o último mês, feito por amigo:

Tenho um amigo, boa pessoa, que há uns meses começou com problemas de saúde. Tosse, pernas fracas, pouca força e a família farta de o aturar doente e a trabalhar cada vez menos, instituciolalizou-o ou pelo menos alojou-o num hospital – aquele que antigamente era dos tuberculosos – onde ele permanece já vai para um mês.
Entre a mulher e os filhos, passam por lá a vê-lo, embora houvesse quem tenha aproveitado para ir viajar e tudo.
Podem pensar que, assim, ao menos sempre ia descansar. Engano! O chefe não perdoou as faltas ao trabalho e mandou montar na própria enfermaria tudo o que é necessário para continuar a labutar, agora até sem fins-de-semana de descanso. Com isso ele até adquiriu algum estatuto. Tem a sua encherga no meio da camarata onde está sentado a trabalhar, apreciado por todos os outros colegas que como ele para lá estão, vítimas dos maus corações.

Mas finalmen…

A propósito de doenças [30]

Imagem
(dos jornais)

"O Franco, tal como o Hitler, soube-se agora, só tinham um testículo. Perderam o outro em batalhas anteriores à sua chegada ao poder"

Ou sejam, foram ditadores mas não tinham tomates.

O Pijama [29]

Aqui neste Hospital, tal como em qualquer outra empresa, existe uma hierarquia de fardas.

Os médicos de bata branca e sempre com aquele colar tradicional, o estetoscópio (1), e muitas canetas de diversas cores nos bolsos.
Não sei bem o que acontece se um médico for apanhado sem estetoscópio. Terá de ir a algum curso reciclagem?
De manhã aqui neste serviço os médico têm um corrupio de actividades. Falam com os doentes, se passaram bem a noite e pegando nos dossiês, analisam a evolução dos tratamentos, o registo das análises e das medidas de temperatura, pressão arterial e diurese, e fazem os reajustamentos da terapêutica.
E no final têm de dar as explicações aos doentes que querem saber do seu futuro, e este assunto às vezes não é nada fácil.

As futuras médicas (a Anatomia de Grey, que por aqui passa), já vestem da mesma forma que os médicos, mas são muito mais mulheres que homens. Depois de qualquer indicação do médico que as orienta, discutem em voz baixa nos corredores, para ver se apree…

Mais incentivos [28]

Outras mensagens recebidas por e-mail ou SMS:

[Viena, Áustria]
"Manda a bactéria pro caraças e põe-te porreiro pá".

[Lobito, Angola]
"Então pá, andas a imitar-me ?"

[Arroios, Lisboa]
"Tenho uma surpresa para ti mas não te posso dizer! até já."

[Beja]
"Com válvulas novas, ficas como um homem novo"

[Alvalade, Lisboa]
"Espero que pelo menos o programa de massagens seja ao teu gosto. Vai contando os detalhes … os que se puderes contar!!!"

[Paris, Lisboa]
"De facto parece-me muito perigoso tirar dentes ao coração e é natural que dê infecção. É quase tão bom como pôr um pace maker na boca para se mastigar com mais ritmo."
“O senhor teve foi azar na época em que foi internado. Se tivesse sido pelo Natal talvez até tivesse palhaços ao vivo e não só na televisão como descreveu”.
"E penteie-se. Um coração penteado tem um sopro muito mais bonito."
"Espero que vá pramelhor, até um dia destes e cumprimentos à sua senhora que lhe dá o xaro…