MOMENTOS MÁGICOS

Há momentos mágicos, que quase sempre se passam à noite, e que nos ficam para sempre na memória. Foi o que nos aconteceu ontem, num concerto de piano de Jorge Moyano, na sala dos Cisnes do Palácio Nacional de Sintra. Esta sala, magnificamente decorada com moveis e azulejos em xadrez, tem pintados no tecto 27 Cisnes.
Integrado no Festival de Sintra, as peças executadas neste concerto pelo pianista foram compostas por Chopin, cerca de 170 anos antes, e mantém uma actualidade que nos toca. Ou seja, aquilo que o compositor imaginou e escreveu numa pauta de música e com a vigorosa mas também sentida interpretação do Jorge Moyano, deu origem a uma noite inesquecível para as cerca de 300 pessoas que aí tiveram oportunidade de ouvir boa música, enquadrada num ambiente extraordinário, fazendo-nos imaginar outros serões que terão tido lugar, naquela mesma sala, desde há centenas de anos atrás. Os ouvintes e também participantes, de todas as idades, incluindo alguns casais grávidos que assim iniciam os seus filhos nestes ambientes melodiosos, não deixaram de aplaudir energicamente o intérprete, estendendo naturalmente esses aplausos a Chopin, que sabiamente nos deixou tal legado.
Vale a pena sair de casa à noite para saborear estes momentos musicais, enquadrados numa paisagem magnífica de Sintra, que nos ajudam a encarar um futuro pramelhor.
ajp

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As gravatas não deveriam ser usadas agora

A Biblioteca da Vila, conto de Miguel Beirão da Veiga

Os nomes das doenças [21]