O meu vizinho [7]

Tenho um vizinho que já chegou aos 88 anos. Vivia num lar e teve um enfarte. Quando cheguei aqui vi que era muito difícil fazê-lo comer qualquer coisa ou mesmo dar-lhe os medicamentos. Rejeitava quase tudo. Por muito que se esforçassem as auxiliares, conversando com ele, falando-lhe da família, não havia quase nenhuma colaboração. E a comida pare ele vem sempre passada, em papa, tal como a sopa para facilitar.
No dia seguinte à hora do jantar, veio vê-lo uma neta.
E foi uma alegria.
Ela conversou com ele, sobre o que ele mais gostava na comida, sobre as coisas que ele fazia antes de estar doente, etc. E ele lá foi comendo quase tudo.
E a partir daí, quer com neta, com o filho ou com a nora, tem vindo a comer razoavelmente, e até tem colaborado melhor com as auxiliares quando não pode estar alguém da família.
Não há dúvida que aquilo que nos faz sentir melhor com a vida é um miminho, vindo de alguém da família ou de alguém que nos seja querido.

Só espero que quando a minha vez chegar, de não ter capacidade para me alimentar sozinho, também possa ter um miminho de alguma neta ou neto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As gravatas não deveriam ser usadas agora

A Biblioteca da Vila, conto de Miguel Beirão da Veiga

"Para que se perceba lá em casa"